Histórico da

Fundação Educacional Machado Sobrinho

A Fundação Educacional Machado Sobrinho é uma Instituição Privada de Ensino, sem finalidade lucrativa e de caráter filantrópico. É sucessora do Colégio Lucindo Filho e do Instituto Comercial Mineiro, completando, no ano de 2009, o seu 1o Centenário.

Sua história inicia-se em 1909 quando o Emérito Educador, Antônio Vieira Machado Sobrinho, lançou os fundamentos do Externato Lucindo Filho com os seguintes cursos: Primário, Preparatório e Comercial.

Em 1912, três anos após, fundou o Instituto Comercial Mineiro, anexo ao Colégio Lucindo Filho, dando início a uma Obra Educacional legada à juventude da cidade de Juiz de Fora e região.

Até meados de 1938 a Instituição esteve sob a direção de seu fundador, cujo falecimento ocorrera naquele ano. Passou, então, a ser dirigida pelo seu filho mais velho, o Deputado Federal Luiz de Gonzaga Machado Sobrinho, que exerceu suas funções até 1942 quando, por motivo de saúde, passou a direção do educandário ao Professor Fernando de Paiva Mattos.

No ano seguinte, em 1943, o Instituto Comercial Mineiro passou a denominar-se Escola Técnica de Comércio Machado Sobrinho, mantendo os seguintes cursos: Comercial, Básico e Técnico de Contabilidade. Mais tarde, verificando a necessidade de ampliar os serviços educacionais, o Diretor resolveu estabelecer o curso Primário, o curso Ginasial e o Colegial.

No início de 1961, reuniram-se, sob a presidência do Professor Píndaro José Alves Machado Sobrinho, os descendentes do saudoso educador Antônio Vieira Araújo Machado Sobrinho, ocasião em que a Escola Técnica de Comércio, por decisão unânime, foi transformada em Fundação, objetivando perpetuar o nome do Fundador, difundindo e aperfeiçoando seus ensinamentos.

A Fundação Educacional Machado Sobrinho, sob dinâmica e atuante direção do Prof. Fernando de Paiva Mattos, prosperou. Além dos cursos em funcionamento, a partir de 1969, foram criadas Faculdades de Administração e Ciências Contábeis.

A melhoria da qualidade educacional estava ligada, diretamente, à formação docente. Conseqüência natural foi o processo de organização do Centro de Pós-Graduação da Faculdade Machado Sobrinho, em 1982, lançando diversos cursos de especialização lato-sensu.

Mais tarde, com a instalação das faculdades em seu campus, surgiram novas perspectivas aos planos de expansão e desenvolvimento, transformando a Fundação numa das mais promissoras e respeitadas Instituições de Ensino da Cidade.

Com o passar dos anos, na busca incessante por um patamar superior de qualidade em todos os seus cursos, nos diversos segmentos, houve a necessidade de imprimir-se novo ritmo de crescimento e modernização da estrutura física e do quadro de colaboradores.

Com o afastamento do Prof. Fernando de Paiva Mattos, em 1997, assumiu a Direção Executiva da Fundação, interinamente, o então assistente do diretor, Miguel Luiz Detsi Neto. Desde o início de sua gestão, a prioridade foi o desenvolvimento organizado da Fundação, investindo no crescimento da Faculdade e na ampliação da Escola Básica, consolidando os segmentos já existentes e implantando a educação infantil, o curso pré-vestibular, o curso técnico em Administração/Formação Gerencial, novos cursos de pós-graduação e a possibilidade de novos cursos de graduação bacharelado.

Visando ao pleno funcionamento da Instituição foi necessário reorganizar a parte administrativa e pedagógica, criando-se a diretoria acadêmica e coordenações específicas por segmentos e/ou centros, assegurando-se, assim, os níveis de qualidade propostos para a Instituição.

Em 2008, sob a presidência atuante do Dr. Paulo Cezar Castro Gonçalves, a Instituição foi autorizada a funcionar com novos cursos de graduação bacharelado – Psicologia e Pedagogia  –  e, também, com seis cursos de graduação  tecnológica  – Marketing, Eventos, Sistema para Internet, Gestão Ambiental, Gestão Comercial e Gestão Financeira.

Com o passar dos anos, a Fundação Educacional Machado Sobrinho, através da união e do equilíbrio de sua estrutura de gestão superior e administrativa, aliada ao trabalho eficiente dos seus colaboradores docentes e auxiliares de administração escolar, vem se firmando como uma das maiores e principais Instituições de Ensino do estado de Minas Gerais.

Você, aluno, é parte central dessa história. É para melhor atendê-lo que a Instituição vem se empenhando para aprimorar, constantemente, a qualidade do trabalho, gerando resultados positivos e colaborando com o desenvolvimento da nossa sociedade. Portanto, desejamos que a sua passagem pela Fundação represente um período feliz e inesquecível da sua vida.

Coordenação (32) 98474-7168