Histórico

Histórico da

Fundação Educacional Machado Sobrinho

109 Anos

Em 1909, quando o Emérito Educador, Antônio Vieira de Araújo Machado Sobrinho, lançou os fundamentos do Externato Lucindo Filho, ministrando os cursos primário, preparatório e comercial, dava início a uma grandiosa obra educacional, legada à juventude juiz-forana, que é, hoje, o COLÉGIO MACHADO SOBRINHO.

Em 1912, fundou, também, o Instituto Comercial Mineiro, anexo ao Colégio Lucindo Filho. Sua obra visava, especialmente, os jovens carentes e sequiosos por aprender. Filantropo, o mestre Machado Sobrinho dedicou a sua vida a fazer o bem e a criar oportunidades para a juventude menos abastada.

Até meados de 1938, a Instituição esteve sob a direção de seu fundador, cujo falecimento ocorrera naquele ano. Passou, então, a ser dirigida pelo seu filho mais velho, o Deputado Federal Luiz de Gonzaga Machado Sobrinho, que exerceu suas funções até 1942 quando, por motivo de saúde, passou a direção do educandário ao Professor Fernando de Paiva Mattos.

No ano seguinte, em 1943, o Instituto Comercial Mineiro passou a denominar-se Escola Técnica de Comércio Machado Sobrinho, mantendo os cursos comercial, básico e técnico em contabilidade. Mais tarde, verificando-se a necessidade de ampliar os serviços educacionais, o Diretor resolveu restabelecer o curso primário, o curso ginasial e o colegial.

No início de 1961, reuniram-se, sob a presidência do Professor Píndaro José Alves Machado Sobrinho, os descendentes do saudoso educador Antônio Vieira Araújo Machado Sobrinho, ocasião em que a Escola Técnica de Comércio, por decisão unânime dos sócios, foi transformada em Fundação, objetivando perpetuar o nome do Fundador, difundindo e aperfeiçoando seus ensinamentos.

A Fundação Educacional Machado Sobrinho, entidade sem fins lucrativos e de caráter filantrópico, sucessora do Colégio Lucindo Filho e do Instituto Comercial Mineiro, sob a dinâmica e atuante direção do Prof. Fernando de Paiva Mattos, prosperou. Além dos cursos em funcionamento, a partir de 1969, foram criadas Faculdades de Administração e de Ciências Contábeis.

A melhoria do processo educacional – do Colégio e da Faculdade – estava ligada, diretamente, à formação e valorização do corpo docente, principal responsável pela qualidade e preparo da juventude para os embates da vida social e profissional. Consequência natural desse aprimoramento foi o a organização do Centro de Pós-Graduação da Faculdade Machado Sobrinho, em 1982, lançando diversos cursos de especialização lato-sensu.

Em 1989, com a instalação das faculdades em seu campus, surgiram novas perspectivas aos planos de expansão e desenvolvimento, transformando a Fundação numa das mais promissoras e respeitadas Instituições de Ensino da Cidade e da região.

Com o passar dos anos, na busca incessante por um patamar superior de qualidade em todos os seus cursos, nos diversos segmentos em que atua, houve a necessidade de imprimir-se novo ritmo de crescimento e modernização da estrutura física e do quadro de colaboradores.

Com o afastamento do Prof. Fernando de Paiva Mattos, em 1997, assumiu a Direção Executiva da Fundação, o então assistente do diretor, Miguel Luiz Detsi Neto. Desde o início, sua gestão priorizou o desenvolvimento organizado da Fundação, sobretudo investindo no crescimento da Faculdade e na ampliação do Colégio, consolidando os segmentos da Educação Básica e implantando a educação infantil, o curso pré-vestibular, o curso técnico em Administração/Formação Gerencial, novos cursos de pós-graduação, além de prospectar novos cursos de graduação bacharelado e tecnológica.

Visando ao pleno funcionamento da Instituição foi necessário reorganizar a parte administrativa e pedagógica, criando-se as Diretorias Acadêmicas e as Coordenações específicas por segmentos e/ou centros, assegurando-se, assim, os melhores níveis de qualidade propostos para a Instituição.

Já em 2008, sob a presidência atuante do Dr. Paulo Cezar Castro Gonçalves, a Instituição foi autorizada a funcionar com os novos cursos de graduação bacharelado – Psicologia, Pedagogia e Engenharia de produção  – e, também, com seis cursos de graduação tecnológica – Marketing, Eventos, Sistema para Internet, Gestão Ambiental, Gestão Comercial e Gestão Financeira.

Com o passar dos anos, a Fundação Educacional Machado Sobrinho, através da união e do equilíbrio de sua estrutura de gestão superior e administrativa, aliada ao trabalho eficiente dos seus colaboradores docentes e auxiliares de administração escolar, vem se firmando como uma das maiores e mais destacadas Instituições de Ensino do estado de Minas Gerais.

Os próximos anos serão, sem dúvida, de muito trabalho e investimentos consideráveis na estrutura física e de pessoal para o constante aprimoramento dos processos de formação dos jovens, em todos os níveis educacionais.

Agora que você conheceu um pouco mais da história do Colégio Machado Sobrinho, orgulhe-se: você é um MACHADENSE !!!

Portal Escolar Clicks

Endereço

Rua Dr. Constantino Paleta, 203
Centro - Juiz de Fora - MG
36015-450

Telefones:

Secretaria (32) 3215-2597
WhatsApp (32) 99965 8678

Como chegar

Facebook