Laboratório de Informática

TARDE

O trabalho com a Informática na Educação Infantil

O trabalho com a Informática na Educação Infantil

As aulas de informática são oferecidas a partir dos 04 anos de idade e são organizadas tomando como referência os Projetos Temáticos que estejam sendo focalizados ao longo do ano letivo. Essas aulas acontecem no laboratório de informática, onde são propostas às crianças atividades nas quais elas são desafiadas a utilizar o computador para fazer novas descobertas de forma lúdica e prazerosa, de modo a perceber a utilidade, funcionalidade e algumas possibilidades de uso desse instrumento tecnológico.

O trabalho com a Informática no Ensino Fundamental

O trabalho com a Informática no Ensino Fundamental

A sociedade contemporânea, marcada pelos processos de globalização e pela difusão rápida de informações coloca à escola a demanda de preparar seus alunos de modo a que possam usufruir os benefícios que a tecnologia traz aos seres humanos desenvolvendo, ao mesmo tempo, uma consciência crítica com relação aos usos e repercussões sociais dessas conquistas.

É dever da escola oferecer aos alunos oportunidades de contato com as modernas tecnologias, capacitando-os para o uso das mesmas e para análise crítica dos impactos destas na vida das pessoas.

O trabalho realizado em informática tem o objetivo de familiarizar o aluno com o uso dessas tecnologias, colocando-as a serviço de seu processo de construção de conhecimentos. Esse trabalho é realizado em integração com as demais disciplinas que compõem o quadro curricular do ensino fundamental, oferecendo novas possibilidades de abordagem tanto do conteúdo das disciplinas quanto das questões nascidas dos Projetos de Trabalho.

A avaliação desse trabalho se faz a partir do desempenho dos alunos nas demais disciplinas, sem atribuição de notas ou conceitos e sem o objetivo de promoção às série posteriores.