Normas e Orientações

 Normas e Orientações –  Manhã

Normas de Conduta Interna e orientações a serem observadas pelos alunos e/ou seus responsáveis

Ensino Fundamental, Médio e Técnico em Administração

Ano Letivo de 2018

Turno da Manhã:

  1. HORÁRIO:
    • Início da 1a aula: 7h15min. Obs: O aluno deve chegar a Escola 10 minutos antes desse horário.
    • Recreio: 8h55min às 9h10min e intervalos de 05 minutos: 10h50min e 11h45min.
    • Término da 4a aula: 10h50min., da 5a aula: 11h45min. e da 6a aula: 12h40min.
    • A saída do aluno de sala, durante a aula, só poderá ocorrer em caso de urgência, autorizada pelo professor. Entre aulas, exceto nos intervalos, o aluno deverá aguardar o próximo professor em sala de aula.
    • O aluno só poderá sair da Escola, fora do horário de saída, excepcionalmente, mediante autorização escrita dos pais e/ou responsáveis e aquiescência da Coordenação, exceto nas datas de recuperação periódica e final.

1.6- O aluno só poderá ter dois atrasos no mês. No terceiro atraso deverá ser advertido formalmente pela Coordenação Pedagógica do segmento e/ou Direção, e proibida a sua entrada, no referido mês, quando estiver atrasado.

 

  1. UNIFORME – Informe-se na Secretaria:

2.1- O aluno somente poderá permanecer nas dependências da Escola, após 20 de fevereiro, se estiver uniformizado – manhã, tarde ou noite.

2.2- Blusa de uniforme da Escola – uso obrigatório, diariamente, em todas as séries/segmentos.

2.3- Calça ou bermuda nas cores: preta, azul marinho ou jeans, sem estampadas ou listras.

2.4-   Não será permitido o uso de chinelo, rasteirinha ou salto alto.

2.5- Agasalho de inverno: aberto ou fechado – somente será permitido o do uniforme.

2.6- Calça, bermuda e agasalhos estampados ou de outras cores, bem como minissaia, short, camiseta e mini-blusa não serão permitidos, em nenhuma hipótese, em qualquer série/segmento.

2.7- O uso do boné não será permitido em sala de aula.

2.8- O uso do uniforme é obrigatório, também, durante as provas, vestibulares simulados, recuperação periódica e final ou qualquer outra atividade letiva, mesmo em outro turno.

2.9– O aluno sem uniforme será advertido e, havendo reincidência, será encaminhado para casa, mediante advertência escrita.

 

  1. MATERIAL DIDÁTICO/ESCOLAR:

3.1- As listas de materiais estão disponíveis na secretaria e no site da Escola para que as famílias possam pesquisar, com antecedência, nas diversas papelarias e livrarias da cidade.

3.2- É necessário que o aluno traga o material didático, diariamente, de acordo com o horário das aulas, para não haver nenhum prejuízo no acompanhamento das mesmas. É obrigatória a identificação, pela família, de todo o material do aluno e não será permitido xerox de livros ou apostilas.

3.3- Não será permitida a permanência do aluno em sala de aula sem o material didático da aula correspondente.

 

  1. APARELHOS ELETRÔNICOS:

4.1- É proibido aos alunos portar e/ou fazer uso de telefone celular nas dependências da Escola.

4.2- É proibido, igualmente, o uso de outros aparelhos eletro/eletrônicos, exemplo: câmera, filmadora, MP3-4-5, i-pod, i-phone e etc.

4.3- A Escola não se responsabiliza pela perda, furto, roubo ou danificação de qualquer objeto de uso e posse do Aluno, inclusive livros e cadernos, valores em espécie ou cheques, jóias, relógio, telefone celular, calculadora e outros equipamentos eletrônicos trazidos para a Escola.

4.4- Caso o aluno não siga essas orientações:

  • O aparelho será recolhido pelo professor e entregue ao coordenador do segmento ou a Direção.
  • A devolução do aparelho será feita aos pais ou a um dos responsáveis pelo aluno(responsável pela matrícula ).

 

  1. APROVEITAMENTO ESCOLAR:

5.1- O regime letivo é seriado anual. Cada bimestre vale 25 pontos. Somando as notas dos quatro bimestres, o aluno deverá totalizar, no mínimo, 60 pontos, em cada disciplina, para ser aprovado, bem como frequência igual ou maior que 75%, no total.

5.2- Os boletins bimestrais serão impressos e entregues aos alunos. Os Pais e/ou responsáveis deverão tomar conhecimento dos mesmos, assinar e devolver o canhoto à Coordenação do segmento.

5.3- Recuperação periódica:

  1. a) Ocorrerá uma vez ao ano, nos meses de agosto e setembro, obrigatoriamente para os alunos que não obtiverem a média de 60% no somatório dos dois primeiros bimestres, na disciplina correspondente, com valor de 50 pontos.
  2. b) Inscrição, vide calendário 2018, agenda, site ou boletim bimestral. A freqüência às aulas é obrigatória. O valor, por disciplina, para 2018, será de R$ 60,00 no ensino fundamental e R$ 80,00 no ensino médio e no FG.
  3. c) Horário das respectivas aulas: no site e/ou quadro de avisos no hall de entrada da Escola.

 

5.4- Recuperação Final (Estudos Autônomos):

  1. a) Ocorrerá após  o  término  do  4° bimestre para os alunos que totalizarem entre 30 e  59 pontos  ao  longo do  ano  letivo,  no máximo em 03 disciplinas ( exceto    no Ensino Médio e no curso Técnico ), conforme disposto no Regimento Escolar.

 

5.5- Excepcionalmente, mediante inscrição prévia na Tesouraria e justificativa da família (    ou Atestado Médico ), o aluno poderá fazer a 2ª chamada de prova/teste. No 4º bimestre, não haverá 2ª chamada, devendo o aluno, através de seus responsáveis,    requerer peso 2, de acordo com o Regimento Escolar.

 

  1. AGENDA ESCOLAR ( 6° ano do Ensino Fundamental ):

A Agenda Escolar, personalizada, é de uso diário e obrigatório. Será cobrada a taxa   de R$ 35,00, junto à parcela de março ou abril, referente à respectiva agenda.

 

  1. Lembramos que não é permitido fumar nas dependências da Escola.

 

  1. ADVERTÊNCIA:

O Regimento Escolar prevê, entre outros assuntos, normas disciplinares e as providências adequadas a cada situação. Caso o Regimento Escolar, as Normas e orientações não sejam observados, serão adotados os seguintes procedimentos:

  1. O aluno receberá uma advertência verbal ou escrita sobre a situação em questão.
  2. A advertência escrita será entregue ao aluno para ser levada aos pais ou responsáveis e deverá será devolvida, no dia seguinte, devidamente assinada pelo responsável pela matrícula, preferencialmente.
  3. A entrada em sala de aula ocorrerá, normalmente, após essa devolução. Do contrário, somente após o contato com os pais ou responsáveis.

 

  1. REUNIÃO DE PAIS:

Serão organizadas pela Direção e pelas Coordenações Pedagógicas, no 1º e no 2º semestre,     de acordo com o Planejamento das Atividades de 2018, a ser divulgado no site da Escola, devendo haver participação ativa dos Pais e/ou responsáveis.

 

  1. ASSUNTOS GERAIS:

10.1- Mudança de turma, por interesse do aluno, somente ocorrerá após  deferimento do  requerimento dirigido pela família à Direção, devendo ser analisado em conjunto  com a Coordenação do segmento, após a constatação de vaga disponível.

10.2- Atrasos na entrada serão tolerados, até dois dias no mês, no limite de 15 minutos.

10.3- Poderão ocorrer ao longo do ano letivo, em regime de exceção, modificações nos  horários das aulas, das avaliações e da Recuperação Periódica, a critério da Direção.

10.4- As famílias devem estabelecer contato com a Escola através da Agenda Escolar personalizada ou mediante prévio agendamento pelo tel: 3215-2597.

10.5- A Escola não dispõe de transporte escolar.

10.6- Não será fornecida nenhuma espécie de remédio aos alunos. Remédios controlados  ou de uso específico deverão ser entregues na Secretaria, pelos responsáveis,   acompanhados dos respectivos receituários, quando for o caso.

10.7- É dever dos Pais ou responsáveis pela matrícula – e pela parte financeira – manter  atualizados os dados referentes ao endereço e os principais telefones de acesso, junto à Secretaria da Escola.

10.8- Aluno portador de doença infectocontagiosa ficará impedido de frequentar a Escola  até que seja liberado, formalmente, pelo médico que o acompanha, devendo    apresentar o atestado médico no retorno.

10.9- Escolinhas de esporte e demais atividades extracurriculares não se acham cobertas   pelo Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devendo os interessados   contrata-las à parte, na forma em que vierem a ser oferecidas.

10.10-Após o término das aulas, os alunos serão liberados para retornarem às suas     respectivas casas. Os pais ou responsáveis devem aguardar seu/sua(s) filho/a(s) no hall da Escola, se     julgarem necessário, independente da idade do aluno. A  Escola não se responsabiliza pelos alunos após o horário de término  das  aulas.

10.11-Autorizações para saída antecipada do aluno, bem como autorização para que   terceiro(s) receba e o leve embora, precisarão ser encaminhadas, por escrito, ao Coordenador Pedagógico do segmento ou à Direção da Escola.

10.12-É expressamente proibido, inclusive para os adultos, fazer uso de cigarros ou    bebidas alcoólicas no interior da Escola.

10.13-Não é permitido gravar, fotografar ou filmar as aulas, os professores e os  funcionários, sem autorização expressa para tal fim.

10.14-Considerando-se o binômio “ajustes necessários x ônus desproporcionais e   indevidos”, de que trata o Art. 3º, VI, da Lei nº 13.146/2015, serão reservadas  duas vagas em cada sala de aula para matrículas de alunos com deficiência que  demandem ajustes que impliquem ônus adicional para a Escola, sem prejuízo do    deferimento de maior número, caso haja viabilidade.

10.15-  Para fins de avaliação dos serviços necessários e eventual inclusão na sala de aula          adequada, ao postular a matrícula de aluno com deficiência, os pais ou  responsáveis deverão apresentar relatórios de profissionais habilitados, que descrevam a deficiência, a conduta requerida e as adaptações razoáveis  necessárias, para análise e decisão da Direção da Escola.

10.16-Considerando que o Art. 208, III da CF/88, o Art.58 da LDB e o Art. 6º, V, da Res.    CEE/MG nº 460/2013 são unânimes em garantir que a educação especial será oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, o Estabelecimento de  Ensino se resguarda o direito de, justificadamente, com fundamento em relatório   firmado por profissionais competentes, indeferir a matrícula pleiteada,    recomendando a matrícula em Escola Especial, conforme os Arts. 8º, 24 e         seguintes da Res. CEE/MG nº 460/2013.

10.17-Estas Normas e Orientações poderão, a qualquer tempo, ser alteradas, suprimidas  ou aditadas pela Direção Executiva da FEMS.

10.18-Estas Normas e Orientações integram, complementarmente, o Regimento Escolar, a Proposta Pedagógica, o Aviso de Abertura do Processo de Matrícula, o  Requerimento de Matrícula e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Juiz de Fora, 27 de novembro de 2017.

Miguel Luiz Detsi Neto

Diretor Executivo/FEMS

 Normas e Orientações – Tarde

Normas de Conduta Interna e orientações a serem observadas pelos alunos e/ou seus responsáveis

Educação Infantil, 1o ao 5o ano e Técnico em Administração

Ano Letivo de 2018

Turno da Tarde:

  1. HORÁRIO:
    • Início das aulas: 13horas. Obs: O aluno deve chegar a Escola 10 minutos antes deste horário.
    • Recreio: 1o, 2o e 3o anos e Técnico em Administração de 14h30min às 14h45min; 4o e 5o anos de 14h45min. às 15h. Na Educação Infantil: conforme Proposta Pedagógica.
    • Término das aulas( Ed. Infantil e 1º ao 5º ano ): 17h12min.
    • A saída do aluno de sala, durante a aula, só poderá ocorrer em caso de urgência, autorizada pelo professor. Entre aulas, exceto nos intervalos, o aluno deverá aguardar o próximo professor em sala de aula.
    • O aluno só poderá sair da Escola, fora do horário de saída, excepcionalmente, mediante autorização escrita dos pais e/ou responsáveis e aquiescência da Coordenação, exceto nas datas de Recuperação Periódica e Final.
    • Na Educação Infantil, 1º e 2º anos, especialmente nas primeiras semanas de aula, a Coordenação Pedagógica estabelecerá um horário de adaptação das crianças com término às 15 ou 16 horas.
    • O aluno só poderá ter dois atrasos no mês. No terceiro atraso deverá ser advertido formalmente pela Coordenação Pedagógica do segmento e/ou Direção, e proibida a sua entrada, no referido mês, quando estiver atrasado.

 

  1. UNIFORME – Informe-se na Secretaria:

2.1- O aluno somente poderá permanecer nas dependências da Escola, após 20 de fevereiro, se estiver uniformizado.

2.2- Educação Infantil e 1º ao 5º: Blusa, bermuda e calça comprida – somente do       uniforme da Escola – uso obrigatório, diariamente.

2.3- Técnico em Administração: Blusa do uniforme da Escola – uso obrigatório, diariamente, em todas as séries. Calça ou bermuda nas cores: preta, azul marinho ou jeans, sem estampadas ou listras.

2.4- Não será permitido o uso de chinelo, rasteirinha ou salto alto.

2.5- Agasalho de inverno – aberto ou fechado, somente o do uniforme.

2.6- Calça, bermuda e agasalhos estampados ou coloridos, bem como minissaia, short, camiseta e mini-blusa não serão permitidos em nenhuma hipótese.

2.7- O uso do boné não será permitido em sala de aula.

2.8- O aluno sem uniforme será advertido e, havendo reincidência, será encaminhado para casa, mediante advertência escrita.

 

  1. MATERIAL DIDÁTICO/ESCOLAR:

3.1- As listas de materiais estão disponíveis no site da Escola e na secretaria, podendo, as famílias, pesquisarem, com antecedência, nas diversas papelarias e livrarias da cidade.

3.2- É necessário que o aluno traga o material didático, diariamente, de acordo com o horário das aulas, para não haver nenhum prejuízo no acompanhamento das mesmas. É obrigatória a identificação, pela família, de todo o material e não será permitido xerox de livros ou apostilas.

3.3- Não será permitida a permanência do aluno em sala de aula sem o material didático da aula correspondente.

3.4- O material didático começará a ser usado a partir da 2a semana letiva.

 

  1. APARELHOS ELETRÔNICOS:

4.1- É proibido aos alunos portar e/ou fazer uso de telefone celular nas dependências da Escola.

4.2- É proibido, igualmente, o uso de outros aparelhos eletro/eletrônicos, exemplo: câmera, filmadora, MP3-4-5, i-pod, i-phone e etc.

4.3- A Escola não se responsabiliza pela perda, furto, roubo ou danificação de qualquer objeto de uso e posse do Aluno, inclusive livros e cadernos, valores em espécie ou cheques, jóias, relógio, telefone celular, calculadora e outros equipamentos eletrônicos trazidos para a Escola.

4.4- Caso o aluno não siga essas orientações:

  • O aparelho será recolhido pelo professor e entregue ao coordenador do segmento ou a Direção.
  • A devolução do aparelho será feita aos pais ou a um dos responsáveis pelo aluno(responsável pela matrícula ).

 

  1. APROVEITAMENTO ESCOLAR:

5.1- O Regime Letivo é seriado anual. Exceto na Educação Infantil, cada bimestre vale 25 pontos. Somando as notas dos quatro bimestres o aluno deverá totalizar, no mínimo, 60 pontos, em cada disciplina, para ser aprovado, inclusive ter, no mínimo, 75% de frequência, no total.

5.2- Os boletins bimestrais serão impressos e entregues aos alunos. Os Pais e/ou responsáveis deverão tomar conhecimento dos mesmos, assinar e devolver o canhoto à Coordenação do segmento.

5.3- Recuperação periódica:

  1. a) Ocorrerá uma vez ao ano, nos meses de agosto e setembro, obrigatoriamente para os alunos que não obtiverem a média de 60% no somatório dos dois primeiros bimestres, na disciplina correspondente, com valor de 50 pontos.
  2. b) Inscrição, vide calendário 2018, agenda, site ou boletim bimestral. A frequência às aulas é obrigatória. O valor, por disciplina, para 2017, será de R$ 60,00 no ensino fundamental e R$ 80,00 no ensino médio e no FG.

 

  1. c) Horário das respectivas aulas: no site e/ou quadro de avisos no hall de entrada da Escola.

 

5.4- Recuperação Final(Estudos Autônomos):

  1. a) Ocorrerá após o término do 4° bimestre para os alunos que totalizarem entre 30 e  59 pontos, por disciplina, ao longo do ano, no máximo em 03 disciplinas( exceto no curso técnico ), conforme disposto no Regimento Escolar.

5.5- Excepcionalmente, mediante inscrição prévia na Tesouraria e justificativa da família ( ou Atestado Médico ), o aluno poderá fazer a 2ª chamada de prova/teste. No 4º bimestre, não haverá 2ª chamada, devendo o aluno, através de seus responsáveis,  requerer peso 2, de acordo com o Regimento Escolar.

 

  1. AGENDA ESCOLAR( Educação Infantil e 1º ao 5º ano ):

A Agenda Escolar personalizada é de uso diário e obrigatório. Será cobrada a taxa de R$ 35,00, junto à parcela de março ou abril, referente à respectiva agenda.

 

  1. ADVERTÊNCIA:

O Regimento Escolar prevê, entre outros assuntos, normas disciplinares e as providências adequadas a cada situação.

Caso o Regimento Escolar, as Normas e orientações não sejam observadas serão adotados os seguintes procedimentos:

  1. O aluno receberá uma advertência verbal ou escrita sobre a situação em questão.
  2. A advertência escrita será entregue ao aluno para ser levada aos pais ou responsáveis e deverá será devolvida, no dia seguinte, devidamente assinada, pelo responsável pela matrícula, preferencialmente.
  3. A entrada em sala de aula ocorrerá, normalmente, após essa devolução. Do contrário, somente após o contato com os pais ou responsáveis.
  1. REUNIÃO DE PAIS:

Serão organizadas pela Direção e pelas Coordenações Pedagógicas, no 1º e no 2º semestre, de acordo com o Planejamento das Atividades de 2018, a ser divulgado    no site da Escola, devendo ocorrer a participação ativa dos Pais e/ou responsáveis.

  1. ASSUNTOS GERAIS:

9.1- Mudança de turma, por interesse do aluno, somente ocorrerá após   deferimento do requerimento dirigido pela família à Direção, devendo ser analisado em conjunto com a Coordenação do segmento, após a constatação de vaga disponível.

9.2- Atrasos na entrada serão tolerados, até dois dias no mês, no limite de 15 minutos.

9.3- Poderão ocorrer ao longo do ano letivo, em regime de exceção, modificações nos horários das aulas, das avaliações e da Recuperação Periódica, a critério da Direção.

9.4- As famílias devem estabelecer contato com a Escola através da Agenda Escolar    personalizada ou mediante prévio agendamento pelo tel: 3215-2597.

9.5- A Escola não dispõe de transporte escolar.

9.6- Não será fornecida nenhuma espécie de remédio aos alunos. Remédios controlados ou de uso específico deverão ser entregues na Secretaria, pelos responsáveis, acompanhados dos respectivos receituários, quando for o caso.

9.7- É dever dos Pais ou responsáveis pela matrícula – e pela parte financeira – manter atualizados os dados referentes ao endereço e os principais telefones de acesso, junto à Secretaria da Escola.

9.8- Aluno portador de doença infectocontagiosa ficará impedido de frequentar a Escola até que seja liberado, formalmente, pelo médico que o acompanha, devendo    apresentar o atestado médico no retorno.

9.9- Escolinhas de esporte e demais atividades extracurriculares não se acham cobertas pelo Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devendo os interessados   contrata-las à parte, na forma em que vierem a ser oferecidas.

9.10-Após o término das aulas, os alunos serão liberados para retornarem às suas respectivas casas. Os pais ou responsáveis devem aguardar seu/sua(s) filho/a(s) no hall da Escola, se julgarem necessário, independente da idade do aluno. A Escola não se responsabiliza pelos alunos após o horário de término das aulas.

9.11-Autorizações para saída antecipada do aluno, bem como autorização para que     terceiro(s) receba e o leve embora, precisarão ser encaminhadas, por escrito, ao Coordenador Pedagógico do segmento ou à Direção da Escola.

9.12-O aluno sem uniforme ou após o terceiro atraso no mês, será advertido e, proibida a sua entrada na Escola, no referido mês, nas mesmas condições.

9.13-É expressamente proibido, inclusive para os adultos, fazer uso de cigarros ou bebidas alcoólicas no interior da Escola.

9.14-Não é permitido gravar, fotografar ou filmar as aulas, os professores e os funcionários, sem autorização expressa para tal fim.

9.15-Considerando-se o binômio “ajustes necessários x ônus desproporcionais e indevidos”, de que trata o Art. 3º, VI, da Lei nº 13.146/2015, serão reservadas duas vagas em cada sala de aula para matrículas de alunos com deficiência que demandem ajustes que impliquem ônus adicional para a Escola, sem prejuízo do deferimento de maior número, caso haja viabilidade.

9.16-Para fins de avaliação dos serviços necessários e eventual inclusão na sala de aula         adequada, ao postular a matrícula de aluno com deficiência, os pais ou responsáveis deverão apresentar relatórios de profissionais habilitados, que descrevam a deficiência, a conduta requerida e as adaptações razoáveis necessárias, para análise e decisão da Direção da Escola.

9.17- Considerando que o Art. 208, III da CF/88, o Art.58 da LDB e o Art. 6º, V, da Res.   CEE/MG nº 460/2013 são unânimes em garantir que a educação especial será oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, o Estabelecimento de Ensino se resguarda o direito de, justificadamente, com fundamento em relatório   firmado por profissionais competentes, indeferir a matrícula pleiteada, recomendando a matrícula em Escola Especial, conforme os Arts. 8º, 24 e seguintes da Res. CEE/MG nº 460/2013.

9.18-Estas Normas e Orientações poderão, a qualquer tempo, ser alteradas, suprimidas ou aditadas pela Direção Executiva da FEMS.

9.19-Estas Normas e Orientações integram, complementarmente, o Regimento Escolar, a Proposta Pedagógica, o Aviso de Abertura do Processo de Matrícula, o Requerimento de Matrícula e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

 

Juiz de Fora, 27 de novembro de 2017.

Miguel Luiz Detsi Neto

Diretor Executivo/FEMS

 Procedimento para Travessia de Alunos

Procedimento para Travessia de Alunos

Turnos da manhã e da tarde:

– É de suma importância a observação desse procedimento para evitarmos acidentes na travessia de alunos da Escola para a quadra e vice-versa;

– Nas aulas de educação física, ensaios e outras atividades na quadra os professores deverão atravessar junto com os respectivos alunos e, ainda, com a ajuda do porteiro que deverá fechar a rua com cavalete;

– No retorno das aulas de educação física, ensaios e demais atividades na quadra os professores deverão cuidar da travessia dos alunos, também com a ajuda do porteiro que deverá fechar a rua com o cavalete;

– Nessas travessias é obrigatório que um profesor esteja na frente da fila e o outro atrás, ambos atentos ao fechamento da rua pelo porteiro;

– Quanto à travessia de alunos da educação infantil e 1º ao 5º anos, ida e volta a(s) professora(s) deverá certificar-se que a rua está fechada pelo porteiro e, ai sim, atravessar os alunos em fila (solicitar, também, a ajuda da estagiária, se for o caso);

– Em hipótese alguma os alunos deverão atravessar sem a presença dos professores e do porteiro, tanto na ida para a quadra quanto na volta à Escola;

– Se, por algum motivo, ficar algum(ns) aluno(s) para trás os professores e o porteiro deverão providenciar a travessia mais segura possível para ele(s);

– Esse procedimento precisa ser cumprido, diariamente, por todos os envolvidos nessas travessias, devendo ser responsabilizado àquele que desrespeitá-lo.

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