Considerações Gerais

EDUCAÇÃO INFANTIL

I – INTRODUÇÃO

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, a educação infantil constitui-se na primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade “o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. Ao optar por oferecer a educação infantil, o Colégio Machado Sobrinho objetiva assegurar oportunidades para o desenvolvimento integral do aluno, garantindo-lhe um projeto formativo integrado desde a educação infantil até o ensino médio.

O funcionamento da educação infantil foi analisado e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, registrado, à época, sob o n º 001, na folha n º  001,do livro  n º 01 de registro de instituições de educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora.

Orientam o trabalho realizado na educação infantil do Colégio Machado Sobrinho os princípios expressos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, quais sejam:

1. Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum;
  2. Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática;
  3. Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, da Ludicidade e da diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais.

BRASIL, CNE/CEB, 13/04/1999.

II – OBJETIVOS GERAIS

Os primeiros anos de vida de uma criança representam uma etapa de fundamental importância para seu desenvolvimento no que diz respeito aos aspectos físicos, emocionais, sociais, afetivos, cognitivos e mentais. É nessa etapa da vida que ela vai transpondo os limites de seu círculo familiar, passando a conviver com outros adultos, crianças de sua idade e outras mais experientes que ela.

A partir das relações que vai estabelecendo com os outros, a criança vai internalizando os valores de seu grupo social e construindo sua subjetividade; estabelecendo as bases de sua personalidade e de seu caráter. Daí a importância de que a criança tenha a possibilidade de vivenciar experiências estimulantes, que lhe possibilitem uma relação enriquecedora com seu meio ambiente e com as pessoas com as quais convive. Essas experiências é que possibilitarão a formação de um autoconceito positivo, assim como o desenvolvimento de habilidades, e de uma atitude positiva diante dos desafios que encontrará em sua vida.

É importante, para a criança, a vivência de situações nas quais ela possa desenvolver sua socialização, a partir do autoconhecimento e do conhecimento do “outro”. Atividades que despertem seu interesse, que sejam relevantes à sua vida e ofereçam-lhe oportunidades de desenvolver sua curiosidade, seu espírito crítico e seu desejo de viver novas experiências possibilitarão à criança a formação de uma atitude confiante diante de novos desafios.

A educação infantil tem como principal objetivo proporcionar à criança a vivência dessas experiências de forma lúdica e prazerosa, pois na escola a criança está o tempo todo interagindo com outras pessoas e com o mundo que a cerca. Esse processo de interação da criança com o seu meio ambiente não acontece de forma solitária. No ambiente escolar a criança, ao mesmo tempo em que interage com os objetos, interage com os adultos com os quais convive e com colegas mais e menos experientes que ela. É nesse processo de trocas que a criança vai se constituindo como sujeito e construindo seus conhecimentos. Por isso, a escola pode oferecer experiências próprias a esse ambiente que, sendo orientadas de forma positiva, podem proporcionar aos pequenos um desenvolvimento harmônico de suas capacidades físicas, cognitivas e afetivas.