Considerações Gerais

I – INTRODUÇÃO

O contexto da globalização da economia repercute, na sociedade atual, dentre outros fatores, no aumento vertiginoso do volume de informações à disposição dos indivíduos, assim como uma diversidade de meios de acesso a essa informação. Por outro lado, exige-se dos indivíduos que saibam fazer uso criativo e crítico dessas informações, não apenas para que possam alcançar êxito no campo profissional como também para que desfrutem de uma melhor qualidade de vida e participem, produtivamente, em espaços coletivos.

Segundo documento do Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica,no atual estágio de construção do conhecimento pela humanidade, a dicotomia entre conhecimento geral e específico, entre ciência e técnica, ou mesmo a visão de tecnologia como mera aplicação da ciência deve ser superada, de tal forma que a escola incorpore a cultura técnica e a cultura geral na formação plena dos sujeitos e na produção contínua de conhecimentos.” (www.mec.gov.br/seb, acesso em 21/12/2006).

Considerando esse quadro, a formação do aluno em nível médio deve ter um caráter geral, com ênfase no desenvolvimento “de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização”. (Brasil, 1998)

OBJETIVOS GERAIS

II – OBJETIVOS GERAIS

Sendo a etapa final da educação básica, no ensino médio o trabalho está voltado para a consecução dos seguintes objetivos:

• consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental;
  • preparar para o trabalho e o exercício pleno da cidadania, na perspectiva do aprender a aprender, de modo a estar apto a corresponder às exigências do mundo atual;
  • aprimorar o educando como pessoa humana, desenvolvendo o senso ético e estético, com vistas a uma participação crítica e autônoma na sociedade em que vive;
  • relacionar aspectos teóricos aprendidos à prática, compreendendo os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos.

Esses objetivos são perseguidos nas diferentes disciplinas que compõem o quadro curricular do ensino médio, a partir do trabalho integrado das mesmas, nas três séries, levando-se em consideração, também, a preparação para os vestibulares da cidade e região.

METODOLOGIA DE TRABALHO

III – METODOLOGIA DE TRABALHO NO ENSINO MÉDIO

Desenvolver no aluno a capacidade de aprender a aprender, estimular uma postura curiosa diante dos fatos do cotidiano, relacionar aspectos teóricos à prática, com vistas a uma inserção consciente no mundo do trabalho são objetivos que exigem uma metodologia de trabalho que tome como ponto de referência o aluno, suas reais necessidades e interesses. Desse modo, no ensino médio, a metodologia adotada pauta-se por dois princípios básicos: a interdisciplinaridade e a contextualização.

O trabalho, nas diferentes áreas de estudo, deve estar articulado de modo que as questões referentes aos diversos conteúdos sejam abordadas de forma orgânica, possibilitando a relação entre o saber acadêmico e aspectos vivenciais.

Para que isso seja possível, os professores devem estar em contato freqüente, sendo a Coordenação Pedagógica um elemento articulador das diferentes disciplinas.

A introdução de novos conteúdos toma por base a observação dos fenômenos e as experiências anteriores dos alunos, levando-os a refletir sobre essas experiências de modo a construírem soluções criativas e pessoais para os problemas apresentados.

Nesse sentido, a sala de aula deve constituir-se num espaço de trocas de experiências e debates, de modo que possa haver uma construção coletiva de conhecimentos. Esses conhecimentos devem levar a uma reflexão e a um posicionamento frente à realidade. São privilegiadas as atividades nas quais os alunos possam estar vivenciando os conhecimentos aprendidos como, por exemplo, a visita a ambientes fora do espaço escolar, a promoção, no âmbito da escola, de atividades que envolvam todo o corpo docente e discente na execução de Projetos Temáticos, assim como a exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos. A ligação entre aspectos teóricos e práticos deve atender ao objetivo de formar cidadãos reflexivos e criativos, aptos a lidar criticamente com as questões de seu tempo, posicionando-se em relação a elas e sendo capazes de criar soluções pessoais para os problemas cotidianos, exigência principal no mundo do trabalho atual.

Na metodologia de trabalho adotada pelo Colégio Machado Sobrinho para o ensino médio, a coordenação pedagógica tem um importante papel como elemento de apoio ao trabalho desenvolvido pelos professores, atuando junto a eles e aos alunos na realização, também, de eventos dentro e fora da escola, oportunizando ao aluno o contato com ambientes diversificados e estimuladores da criatividade e da livre expressão.