Considerações Gerais

Escola Técnica de Formação Gerencial – ETFG

FORMANDO O CIDADÃO EMPREENDEDOR

A primeira Escola Técnica de Formação Gerencial foi inaugurada pelo Sebrae Minas em 1994,em Belo Horizonte. Inspirado no modelo austríaco e adaptado à realidade brasileira, seu projeto tem por meta a excelência e a qualidade educacional.

É uma experiência pioneira nas três Américas em termos de Ensino Médio e Técnico. Harmonizando teoria e prática num conjunto de disciplinas e atividades integradas, o curso forma técnicos em Administração, em um período de 3 anos. Seu currículo, além de conter as matérias básicas do Ensino Médio, possibilita uma sólida formação técnico-administrativa, conhecimento das áreas de ciências humanas e sociais e o domínio de duas línguas estrangeiras: o inglês e o espanhol.

A satisfação dos alunos e de seus familiares e o sucesso que vem sendo alcançado por ex-alunos tanto no mercado de trabalho quanto na Universidade comprovam a excelência da proposta.

PROJETO PEDAGÓGICO

O projeto pedagógico da Escola Técnica de Formação Gerencial é um instrumento moderno de educação do jovem como cidadão e como profissional, para que ele venha a atuar com sucesso inclusive no mercado internacional.

A promoção de atividades em grupo, o estímulo à participação responsável e ao exercício da criatividade e liderança reforçam no aluno as características empreendedoras.

Aliando a teoria acadêmica à prática do trabalho, a Escola leva o aluno a experimentar de perto os desafios da administração das micro e pequenas empresas, através de avançados sistemas de treinamento, programas de pesquisa e desenvolvimento, visitas a empresas e participação em viagens, feiras e exposições.

Ao final do curso, o jovem estará capacitado para a condução do seu próprio negócio, para assumir empresa da família, ou para ingressar no mercado de trabalho, ocupando as várias funções disponíveis nos diversos segmentos empresariais. Poderá, ainda, prosseguir estudos em nível universitário.

Há um rigoroso processo seletivo para escolha de professores, alunos e funcionários, o que evita a rotatividade dos integrantes do seu quadro administrativo, pedagógico e discente. A missão da ETFG é o DESENVOLVIMENTO HUMANO de todos que convivem em seu interior, e por menor que seja o tempo de permanência no contexto.  Os objetivos da ETFG visam desenvolver os seguintes valores:

  • A consciência da cidadania;
  • O respeito aos princípios éticos;
  • A responsabilidade social e coletiva;
  • A autonomia;
  • A cooperação e a receptividade;
  • A capacidade de resolver problemas, com criatividade e determinação;
  • A crítica conseqüente;
  • A iniciativa e busca de oportunidades;
  • A valorização do trabalho;
  • A liderança participativa;
  • A organização e o planejamento;
  • O trabalho em equipe;
  • A capacidade de aprender a aprender;
  • Uma sólida educação profissional.

Na ETFG, o aluno constrói e desenvolve o conhecimento para aprender a aprender, para aplicar no fazer do dia a dia, para ser um cidadão feliz e empreender sua vida e saber conviver com envolvimento e competência.

A ETFG foi pioneira em Minas Gerais e no Brasil na implantação deste tipo de ensino, que conseguiu efetivar, na prática, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, aliada à metodologia de projetos, que foi consolidada nos projetos considerados eixos de cada série escolar. Estes projetos, além de constituir um grande desafio, exigem a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e levam o aluno a uma aproximação e integração gradual com o mundo empresarial e do trabalho.

Na primeira série, o PROJETO TUTORIA, através de encontros empresariais preparados pelos próprios alunos para seus empresários-convidados, se faz o primeiro contato pessoal com um empreendedor, seguindo-se a isso diversas visitas às empresas, para conhecê-las e compreender seu funcionamento.

EMPRESA SIMULADA é o projeto da segunda série que visa preparar o aluno para os desafios da administração de um empreendimento.

As Empresas Simuladas reproduzem a vida de empresas reais e funcionam dentro das escolas, interligadas via Internet, fax e telefone-a uma rede de mais de seis mil empresas virtuais no mundo todo. Os alunos participam como gerentes ou funcionários dos diversos setores, em sistema de rodízio, observando, na prática, todos os seus aspectos de nível operacional e gerencial e enfrentando os desafios do dia-a-dia de um empresário.

Esse avançado sistema de treinamento, nascido na Europa e hoje presente em todos os continentes, foi introduzido no país pelo Sebrae Minas, através do Cesbrasil, http://www.cesbrasil.com.br/ membro da Associação Pen International-Practice Enterprise Network,http://www.europen.info/ entidade que coordena a rede mundial de Empresas Simuladas.

Elementos do Currículo da ETFG

Códigos e Linguagens: Língua Portuguesa, Artes, Educação Física.

Ciências Humanas e Sociais: História, Geografia, Filosofia, Sociologia.

Ciências da Natureza e Matemática: Biologia, Física, Química e Matemática.

Línguas Estrangeiras Modernas: Inglês, Espanhol.

Ciências Gerenciais: Administração, Contabilidade, Economia, Direito, Psicologia, Estatística, Informática.

Vivência Profissional: Tutoria, Empresa Simulada, Projeto Vitrine.

No terceiro ano, através do PROJETO VITRINE, os alunos são chamados a buscar uma oportunidade de negócio no mercado, testar sua aceitação através de pesquisa, e elaborar um projeto de implementação daquele negócio, desenvolvendo todos os estudos técnicos de viabilidade econômico-financeira, necessidades de investimento, estratégias de marketing etc.

Este trabalho, após aprovado por duas bancas examinadoras, uma interna constituída por professores do curso e convidados e outra pública, composta por empresários e representantes de instituições de pesquisa, desenvolvimento e empresarial.

Em perfeita sintonia com os propósitos e perspectivas da nova legislação do ensino brasileiro, o Sistema de Formação Gerencial Sebrae Minas passa oferece o Curso Técnico em Administração concomitante com o Ensino Médio: no período de três anos.
O jovem faz dois cursos simultâneos na ETFG, recebendo o Certificado de conclusão do Ensino Médio e o diploma de Técnico em Administração.

 emailetfg

Portal Escolar Clicks

Endereço

Rua Dr. Constantino Paleta, 203
Centro - Juiz de Fora - MG
36015-450

Telefones:

Secretaria (32) 3215-2597
WhatsApp (32) 99965 8678

Como chegar

Facebook