Venha para a família Machado Sobrinho !

Considerações Gerais

Machado Sobrinho

Considerações Gerais do Ensino Médio

O contexto da globalização da economia repercute, na sociedade atual, dentre outros fatores, no aumento vertiginoso do volume de informações à disposição dos indivíduos, assim como uma diversidade de meios de acesso a essas informações. Por outro lado, exige-se dos indivíduos que saibam fazer uso criativo e crítico dessas informações, não apenas para que possam alcançar êxito no campo profissional como, também, para que desfrutem de uma melhor qualidade de vida e participem, produtivamente, em espaços coletivos.

Segundo documento do Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, no atual estágio de construção do conhecimento pela humanidade, a dicotomia entre conhecimento geral e específico, entre ciência e técnica, ou mesmo a visão de tecnologia como mera aplicação da ciência deve ser superada, de tal forma que a escola incorpore a cultura técnica e a cultura geral na formação plena dos sujeitos e na produção contínua de conhecimentos. (www.mec.gov.br/seb, acesso em 21/12/2006).

Considerando esse quadro, a formação do aluno em nível médio deve ter um caráter geral, com ênfase no desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização. (Brasil, 1998).

É preciso, igualmente, desenvolver competências gerais cognitivas, comunicativas e sócio emocionais.

Sendo a etapa final da educação básica, no ensino médio o trabalho está voltado para a consecução dos seguintes objetivos:

-Consolidar e aprofundar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes adquiridos no ensino fundamental;
-Preparar para o trabalho e o exercício pleno da cidadania, na perspectiva do aprender a aprender, de modo a estar apto a corresponder às exigências do mundo atual;
-Aprimorar o educando como pessoa humana, desenvolvendo o senso ético e estético, com vistas a uma participação criativa, crítica e autônoma na sociedade em que vive;
-Relacionar aspectos teóricos aprendidos à prática, compreendendo os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos.
Esses objetivos são trabalhados e perseguidos nas diferentes disciplinas que compõem o quadro curricular do ensino médio, a partir do trabalho integrado das mesmas, nas três séries, levando-se em consideração, também, a preparação para os concursos vestibulares da cidade e região.

Com o passar dos anos, a Fundação Educacional Machado Sobrinho, através da união e do equilíbrio de sua estrutura de gestão superior e administrativa, aliada ao trabalho eficiente dos seus colaboradores docentes e auxiliares de administração escolar, vem se firmando como uma das maiores e mais promissoras Instituições de Ensino do estado de Minas Gerais.

2024 © Todos os Direitos Reservados

Matrículas e/ou Parcerias