Programa Bilíngue

Ser fluente em, pelo menos, uma língua estrangeira é uma necessidade para qualquer profissional do século XXI. As constantes modificações tecnológicas e o processo de globalização exigem um novo letramento social e cognitivo. Uma vez que a língua inglesa se consolidou como língua de comunicação universal, torna-se imprescindível que o espaço escolar abrace as habilidades e as competências para a formação dos estudantes em várias esferas do saber. Considerando o seu papel como agente de formação de cidadania e  com o objetivo de oferecer uma experiência educacional transformadora e empoderadora, o Colégio Machado Sobrinho está comprometido com a formação em língua estrangeira de seus alunos.

Desde 2019, o Colégio Machado Sobrinho firmou uma parceria de sucesso com a Universidade de Cambridge. Nosso Programa Bilíngue tem como principal objetivo expandir o repertório linguístico dos alunos, por meio da utilização das metodologias ativas, que garantem um carácter lúdico para as aulas de inglês. Músicas, rimas, brincadeiras, jogos não-competitivos, contação de histórias, atividades manuais, exercícios de mindfulness, Total Physical Response (TPR), dramatizações e muita alegria fazem parte do dia-a-dia das aulas de inglês. Os alunos aprendem inglês de forma natural e espontânea.

Nossos alunos possuem contato com a língua estrangeira desde o maternal. Ao longo de todas as séries da Educação Infantil e do Fundamental I, oferecemos 4 aulas semanais de inglês, em salas equipadas com quadro interativo e decoradas com referências culturais anglófonas.

A partir do Fundamental II, a escola oferece 3 aulas semanais de inglês, sendo que a implementação do Programa Bilíngue acontece de forma escalonada. Em 2020, iniciamos com o 6º ano.  Em 2021, os alunos do 6º ano e do 7º ano terão acesso ao Programa Bilíngue.

As aulas de inglês fazem parte do nosso currículo e são oferecidas dentro da grade de disciplinas de cada série.

Nossos professores recebem treinamento da equipe de consultores da Cambridge e são encorajados a uma constante atualização de suas práticas pedagógicas. Prezamos pela excelência de nossa equipe, que é 100% composta por professores formados em Letras, que possuem prova internacional (mínimo, nível B2) e experiência com o ensino para crianças. O Programa Bilíngue conta com uma coordenação própria, o que garante o alinhamento da equipe e a  diversificação das práticas pedagógicas.

Para além de ensinar a língua estrangeira, acreditamos na formação global de nossos alunos. Por isso, nossas aulas abordam tanto a estrutura gramatical do inglês, bem como o inglês como meio de transmissão de conteúdos acadêmicos (CLIL). Celebrações culturais típicas de países anglófonos também fazem de nosso plano de aula.

O Colégio Machado Sobrinho acredita que a aquisição da língua inglesa promove ganhos cognitivos, acesso à cultura, ampliação de conhecimento do mundo e crescimento profissional. A partir de 2021, começaremos a nossa ampliação das aulas de inglês para a comunidade escolar, por meio de aulas de inglês para adultos, inglês para negócios e formação continuada para professores bilíngues. Acompanhe nossas redes sociais para saber sobre as novidades que estão chegando.