Para uma vida saudável, é importante ter uma dieta variada, equilibrada e moderada. Problemas alimentares, como obesidade ou subnutrição, são comuns na vida moderna, na qual lançamos mão de alimentos industrializados, muitas vezes sem os componentes necessários para uma dieta balanceada, ou verdadeiras bombas calóricas e pobres em nutrientes.
Quando aprendidos na infância, esse conceito e preocupação perpassa por toda a vida, colaborando para um consumo e alimentação consciente.  Para isso, uma aula diferente, ministrada para as turmas do 5º ano, ensinou os alunos a analisar as embalagens de alimentos identificando seus nutrientes e classificando-os em saudáveis e não saudáveis.
Além da análise de diferentes produtos, os alunos conheceram e criaram a pirâmide alimentar,  uma representação gráfica que possibilita que a população informe-se sobre como obter uma alimentação saudável.